A nossa metodologia baseia-se nos princípios gerais das Orientações Curriculares, onde a criança desempenha um papel activo no seu processo de desenvolvimento, ou seja, o educador deve valorizar e respeitar a criança como um ser único e individual. No entanto, a criança é um ser social e como tal o Educador não pode, nem deve descurar a noção de grupo. O Educador deve aproveitar as características, os saberes, a cultura de cada criança em benefício do grupo, privilegiando, assim, a partilha e a vivência.
Toda a descoberta e curiosidade da criança é satisfeita através da experiência, da vivência do dia-a-dia. A criança desempenha um papel activo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, assim a criança é activa na acção.
Na nossa prática pedagógica consideramos os seguintes objectivos:
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências, ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.