KID SPACE é um espaço a pensar na segurança e bem-estar do seu filho, oferecendo um serviço de excelência.

 

A sala foi organizada de forma a permitir à criança a escolha de diferentes tipos de actividades. Os materiais estão organizados de uma forma lógica, devidamente identificados, para que a criança os consiga encontrar e arrumar facilmente, sem necessitar a interferência do adulto.

 

Para uma melhor organização do espaço torna-se necessário seleccionar as áreas fundamentais. Estas áreas estão estruturadas de uma forma perceptiva e consensual:


 

  • A área da Língua Materna engloba a escrita/escritório, o computador, a biblioteca - É nosso principal objectivo criar um clima de comunicação que favoreça o domínio e o enriquecimento da linguagem oral. Pretendemos também desenvolver actividades que levem a criança a compreender a necessidade e funções da linguagem escrita e a ligação entre a oralidade e a escrita.
  • A área do Estudo e Intervenção do Meio - Propomo-nos, desenvolver, a partir dos interesses das crianças ou de propostas vindas do adulto, estudos que promovam, (mais do que saberes enciclopédicos) estratégias de aquisição dos saberes e aprendizagens com significado para as crianças. A nossa finalidade é despertar a curiosidade e o desejo de aprender, é fomentar a atitude científica e experimental, é promover o respeito pelos outros e pelo meio ambiente, é fomentar a intervenção.
  • Na área do Estudo e Intervenção do Meio também está implícita a Matemática - Pretendemos apoiar, a partir de situações do quotidiano, o desenvolvimento do pensamento lógico - matemático: colocando questões; explorando situações problemáticas que permitam às crianças construírem noções matemáticas e incentivando as crianças a reflectir sobre as suas acções e a verbalizá-las.
  • A área da Expressão Plástica - É nosso objectivo promover esta forma de expressão (tal como a expressão dramática e musical) como meio de educação dos valores estéticos e culturais, nomeadamente através: do respeito pela livre expressão; da diversificação de materiais e experiências e da sua utilização nas diferentes áreas do saber.
  • A área da Casa das Bonecas – Esta área foi pensada de forma a permitir a simulação do desempenho de papéis. Representar, brincar ao faz de conta é uma boa forma de lidar com ansiedades, é como se a criança estivesse a tentar ganhar familiaridade com situações que lhe são estranhas. Imitar situações já vividas ajuda-a a entender o mundo dos adultos. A área da casa é igualmente rica em oportunidades para trabalhar em conjunto, exprimir sentimentos e ideias.
  • A área da Garagem e Construção - os objectivos desta área são idênticos aos da área da Casa das Bonecas, pois aqui a criança também desempenha papéis e são experiências de ordem cognitiva social que não podem ser excluídas da vida da criança. Então o tapete dos carros também é importante para a criança alargar o “faz de conta”. Quando a criança brinca com blocos, proporciona aos adultos a oportunidade de vê-la a explorar, a construir colectiva ou independentemente, a seleccionar, a agrupar, a comparar e a dispor objectos, a representar experiências e a desempenhar papéis.

O conhecimento e domínio que cada criança tem do espaço e dos materiais, favorecem não só sentimentos de segurança e de pertença, mas também de autonomia e responsabilização.

 

Importância dos Grupos Heterogéneos

 

Promover a existência de grupos heterogéneos é importante de modo a criar um ambiente natural e familiar, numa aprendizagem mútua, pois convivendo com pequenos grupos de crianças de faixas etárias próximas, cada criança tem suas pequenas responsabilidades como é inerente aos membros de uma “família” aprendendo respeito e regras necessários para uma convivência saudável.